sexta-feira, 10 de setembro de 2010


Sobre a Escola Estadual Paulo Freire

Em 17 de Abril de 1997 foi fundada a escola estadual Paulo Freire que ficou fechada até Janeiro de 1998 onde deu início ao primeiro ano letivo da mesma. Já que o Conselho Estadual de Educação reconheceu-a como Escola Estadual Paulo Freire, dando assim início ao primeiro ano letivo escolar.
A primeira diretora da escola foi indicada pelo sistema político, pois não havia comunidade escolar para que ocorresse um período eleitoral.
O nome Paulo Freire dado à escola, foi escolhido pela professora hoje secretária de educação Sirlene Juliani, em homenagem ao educador que morreu na década de 80.
Desde então a escola vem desenvolvendo seu trabalho com ótimo desempenho na IDB, prova esta que avalia o desempenho dos alunos. No município destaca-se com a melhor nota.
No CEFAPRO, a Escola Estadual Paulo Freire fica em 3º colocado com 5.1sendo que duas outras escolas do estado em 2º colocado com 5.3 e a outra com 1º colocado com 5.4.
No momento passa por problemas com a reforma que está emperrada na SEDUC. Mesmo com todas as dificuldades desenvolve projetos que promovem a cidadania e o bem-estar do educando.
Apesar da estrutura física estar aparentemente feia e triste, a luz dos recursos humanos faz a Paulo Freire brilhar na constelação de um país em desenvolvimento, do estado em exceção e um município em decadência, onde o prazer e a alegria do encontro entre profissionais e educando é um sonho esperado a cada dia.


Maquete da Escola Estadual Paulo Freire.

FILOSOFIA DA ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE


A Escola Estadual Paulo Freire tem como principio da legislação em vigor e nas idéias da liberdade e solidariedade de humana proporcionar ao educando formação integral para o seu desenvolvimento cognitivo, pessoal para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, bem como oferecer um ensino que responda às características da vida regional, integrando os estudantes a realidade local buscando fixá-los no meio em que vivem. É necessário educá-los para servir com liderança o programa compreendendo os direitos e deveres da pessoa humana e cidadão, do Estado, da Família e dos demais grupos que compõem a comunidade e prepará-los para o domínio dos recursos naturais científicos e tecnológicos que lhes permita utilizar e vencer as dificuldades.
A Escola cabe o propósito de consolidar a permanência bem sucedida dos estudantes na escola, transformando a escola num espaço propicio à aprendizagem de todos, sem provocar baixa auto-estima, sentimento de desvalia e outros sentimentos gerados pelos atos de classificar, reprovar e excluir as pessoas. Nesse sentido, é necessário que a Escola crie conduções concretas para que as mudanças ocorram e alcancem a melhoria da qualidade de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário